Submissão de Trabalhos

Regras para os Resumos das Comunicações Orais

O resumo tem que ser digitado em português e conter o mínimo de 1.500 caracteres e o máximo de 5.000 caracteres com espaços.

Organize o resumo de forma a incluir título, nome do (s) autor (es), minibiografia do (s) autor (es) – graduação, especialização, mestrado, doutorado e/ou pós-doutorado (não há necessidade de todos, pode ser um ou dois títulos); informe, também, a instituição de cada formação.

Em caso dos orientadores/professores, além de informar as instuições as quais receberam seus títulos – graduado, especialista, mestre ou doutor (a) – insira, na última linha, conforme a orientação do template, a instituição de vínculo, ou seja, qual a Instituição, seja superior ou não, o professor trabalha ou está vinculado.

No resumo é importante que tenha uma breve introdução, os objetivos, a metodologia e a conclusão do trabalho, formatado em Times New Roman, tamanho 12 e com o espaçamento simples, contendo até quatro palavras-chave.

IMPORTANTE: Os arquivos que serão submetidos devem estar SOMENTE em formato WORD (.doc ou .docx). Sob hipótese alguma, envie o arquivo em PDF.

É importante ressaltar que a comissão científica, responsável pela avaliação dos trabalhos, não terá acesso aos nomes dos autores dos trabalhos, porém, ratificando a informação anterior, o arquivo em WORD que será anexado no ato da submissão, precisa vir com os nomes dos autores (incluindo coautores e orientadores), visto que serão necessários para a composição dos anais.

Período de submissão dos resumos: 23/7/2024 até 23/9/2024 29/9/2024

Observações

  • Cada autor ou autora poderá enviar até 4 (quatro) resumos, se desejar, um para cada eixo temático, sendo o PRIMEIRO, o autor ou autora e os outros, coautor ou coautora, incluindo o orientador ou orientadora;
  • Para cada trabalho podem participar, em coautoria, até 5 (cinco) autores ou autoras, incluindo o orientador ou a orientadora, sendo que somente um apresentará o trabalho e essa escolha deve ser marcada no formulário no ato da submissão;
  • Todos os autores e todas as autoras que apresentarão trabalho devem estar inscritos e inscritas no evento. Mesmo que somente um ou uma participante apresente o trabalho, é necessário todos os integrantes estejam devidamente inscritos;
  • Para publicação nos anais do encontro, todos os autores e todas as autoras (incluindo coautor, coautora, orientador e orientadora) devem estar inscritos ou inscritas no evento;
  • Estudantes de graduação, especialização e mestrado, graduados, graduadas e especialistas é obrigatório ter um orientador ou uma orientadora com, pelo menos, o título de mestre para submeter a comunicação oral. Já os autores ou as autoras que possuem o título de mestre, mestra, doutor ou doutora não são necessários a participação de orientador ou orientadora.

Com o objetivo de adequar as publicações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, que visa proteger os direitos de liberdade e de privacidade, criando normas a serem seguidas por empresas e governos para a coleta e o tratamento de dados pessoais e de dados sensíveis, na elaboração do seu artigo para submissão, lembre-se de identificar embaixo das imagens da obra a fonte da ilustração (de onde foi retirada a imagem, principalmente aquelas que possuem pessoas).

Existem diversos sites que disponibilizam fotos com permissão de uso das imagens e as permissões são descritas no site (se são de domínio público ou com Creative – CC BY – entre outras permissões que o próprio site coloca). Sendo assim, é imprescindível identificar de qual site, autor, ano e se as imagens têm permissão de serem utilizadas.

Observação: Captura de tela do YouTube não é autoria.

O fato de a fotografia estar acessível mediante pesquisa em mecanismo de busca disponibilizado na internet não priva seu autor dos direitos assegurados pela legislação de regência, tampouco autoriza a presunção de que ela esteja em domínio público, haja vista tais circunstâncias não consubstanciarem exceções previstas na lei.

Exemplo:

Fonte: Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nancy Andrighi ao relatar um processo sobre uso da imagem disponível na Internet em março de 2020.

Informamos que a não identificação correta das imagens acarretará em suas exclusões do artigo ou o texo analisado não será inserido no trabalho que comporá os anais do evento.

Os participantes que residem em cidades localizadas fora da Grande Ilha (São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar), e também em outros estados ou países, poderão apresentar seus trabalhos de forma virtual, por meio de link do Google Meet, que será enviado um dia antes da apresentação, exclusivamente para o e-mail dos autores, e, também, estará disponível para acesso na programação das comunicações orais.

No ato da submissão, informe seu estado, sua cidade, sua Instituição de vínculo, uma sugestão de data para apresentação e se sua apresentação será virtual ou presencial. Se necessário, poderá marcar mais de uma opção. Ex.: o participante tem disponibilidade para os dias 16 e 17 de outubro, no ato da submissão, poderá marcar os dois dias. Se houver disponibilidade para os três dias, basta marcá-los.

O horário das apresentações ainda será definido pela organização do evento de forma que não interfira no fluxo de atividades da programação. Não será possível escolhê-lo.

►Eixo 1 – Feminismos, mulheridades e interseccionalidades
►Eixo 2 – Transfeminismos
►Eixo 3 – Gênero e descolonização indígena
►Eixo 4 – Feminismos negros
►Eixo 5 – Gênero, dissidências sexuais e população LGBTQIAPN+
►Eixo 6 – Estado, patriarcado e violências de gênero
►Eixo 7 – Gênero, corporalidades e expressões artísticas

Templates Oficiais do Evento

Visando a padronização das artes do evento, sem que haja distorção do material, ou seja, que seja esticado a ponto de perder sua estética e harmonia visual, e, tendo em vista que muitos participantes não fazem uso do Power Point para suas apresentações, e sim do Canva, Prezi, entre outras plataformas disponíveis, a Comissão Organizadora disponibiliza, as artes originais que podem ser utilizadas para a formatação dos slides que serão utilizados pelo participante no dia a apresentação.

Cabeçalho 1 – Tam 790 x 102 pixels
Cabeçalho 2 – Tam 1920 x 450
Background Apresentação de Slides (Capa)
Background Apresentação de Slides (Páginas Internas)
Logotipo do Núcleo de Humanidades (1860 x 673,97)

Cor Cinza Claro:
RGB: R – 235 | G – 235 | B – 235
Código Hex: #EBEBEB